terça-feira, 22 de setembro de 2009

III Jornada Nacional do Jovem Rural em Glória do Goitá/PE


Começou amanhã (22) em Glória do Goitá, zona rural de Pernambuco, a III Jornada Nacional do Jovem Rural. O evento vai até o próximo dia 25 e reunirá cerca de 800 jovens vindos de todas as regiões do Brasil, no "Campo da Sementeira", uma das sedes do Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta). O tema deste ano é "Trabalho e Sustentabilidade do campo".
A Jornada do Jovem Rural surgiu em 2005 e acontece a cada dois anos. Essa é a primeira vez que o encontro será em área essencialmente rural. As edições anteriores aconteceram em 2005 e 2007, em Gramado (RS) e Brasília (DF), respectivamente. O evento é uma realização da Rede de Fortalecimento Institucional do Jovem Rural (RFIJR).
O objetivo é favorecer a integração dos projetos de educação do campo que visam o desenvolvimento sustentável das áreas rurais. Segundo Luiz André Soares, gerente do Instituto Souza Cruz e membro da organização do evento, embora existam diversos programas no país voltados à juventude rural, ainda é necessário estimular a troca de aprendizado e metodologia. "Esse evento é importante porque rompe barreiras entre instituições e projetos", explica. "Outra coisa é pensar em alianças interestaduais", completa ele.
A maior novidade desta edição é a Feira com produtos típicos da agricultura familiar de cada região que tem por objetivo ser um espaço de troca de experiência, de produtos e realização de negócios. Os produtos, explica Luiz, podem ser desde produção da agricultura até peças de vestuário, cd’s, etc.
Além da feira também terá mais uma ‘Jornada Cultural’, que acontece em paralelo ao encontro. A seção cultural é animada pelos próprios jovens que apresentam a cultura de suas regiões, revelando cenário de diversidade étnica e cultural. "O jovem quer lazer e cultura. Ele não é apenas agricultor como muitos vêem", declara Luiz.
Durante os dias da Jornada serão realizadas visitas aos empreendimentos juvenis na agricultura familiar em toda a Bacia do Goitá. Os jovens poderão também participar de cursos e oficinas especializadas na agricultura, como: arranjos produtivos, beneficiamento de frutas, crédito fundiário, fontes renováveis de energia, agricultura orgânica, agroturismo, entre outros.
Serviço:III Jornada do Jovem Rural:Tema: "Trabalho e Sustentabilidade do Campo"Data: 22 a 26 de setembroLocal: Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta) - Campo da Sementeira, KM 14, PE 50- S/N, Zona Rural -Glória de Goitá.

Informações: www.jovemrural.com.br/novo.
Fonte: http://www.adital.com.br

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

1.198 crianças vítimas de violência em Pernambuco

De acordo com a Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente
(GPCA), 1.198 crianças e adolescentes foram vítimas de violência em Pernambuco, de janeiro a maio. Para mudar esse quadro e garantir os direitos dos menores de 18 anos do Estado, cerca de 800 representantes de organizações não governamentais, gestores públicos e crianças e adolescentes se reuniram para definir uma política estadual para infância e adolescência durante a VIII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, que está sendo realizada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca/ PE), no Centro de Convenções, em Olinda. O evento teve início ontem e será encerrado hoje.
Segundo a presidente do Cedca/PE, Rosa Barros, foi decidido se fazer um plano decenal porque o prazo dos planos anteriores, sempre de dois anos, era muito curto. “Quando fomos avaliar o plano de 2003 quatro anos depois, vimos que 95% das ações definidas não haviam sido implementadas, mesmo se passando o dobro do tempo. Então, resolvemos ampliar o prazo para dez anos”, explicou. Ela informou que o plano terá cinco eixos: promoção e universalização dos direitos em um contexto de desigualdades; proteção e defesa no enfrentamento das violações de direitos humanos de crianças e adolescentes; fortalecimento do sistema de garantia de direitos; participação de crianças e adolescente nos espaços de construção da cidadania e Gestão da Política. No final dos trabalhos da Conferência, será apresentada a delegação que representará Pernambuco na Conferência Nacional. De acordo com o Conselho Nacional dos Dirietos da Criança e do Adolescente (Conanda), o Estado terá direito a levar 57 delegados (adultos e jovens). A representante da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Cícera Moraes, comunicou que o Governo Federal vai investir esse ano R$ 2,9 bilhões na agenda da infância e da adolescência em todo o País. “A intersetorialidade será estimulada. Catorze ministérios, como o da Educação, Saúde e Justiça, terão que sair de suas ‘caixinhas’ e dialogar, se articulando para criar estratégias que assegurem os direitos das crianças e adolescentes. E também pretendemos pactuar mais com os estados e os municípios”, detalhou. Para o conselheiro tutelar do município de Glória do Goitá, na Zona da Mata do Estado, Márcio Santana, a iniciativa é necessária. “Os anos passam e as propostas não são postam em prática. A situação do conselho é precária, faltam equipamentos e condições de trabalho”, disse.

Fonte: Publicado na Folha de Pernambuco Quarta-feira: 16/09/2009 caderno Grande Recife
Contagem é referente a cinco meses de janeiro a maio - deste ano

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Comemoração da Independência pelos os 187 anos de Brasil




A comemoração dos 187 anos da independência do Brasil foi comemora nos dias 06 e 07 de setembro em Glória do Goitá e no Distrito de Apoti.
No ultimo dia 06 de setembro a população do distrito de Apoti se vestiu de verde e amarelo para as comemorações da Independência do Brasil, onde a população recebeu as autoridades do municipal tais:o gestor do municipal, secretários municipais, os vereadores, diretores e conselheiros tutelares para assistir os desfiles que ficaram por conta das escolas municipais da zona rural do município.
Já no dia 07 a abertura das comemorações da independência ficou por conta dos organizadores do grito dos excluídos onde vários movimentos sociais e religiosos pediram paz, não ao aborto dignidade e respeitos as idosos, não ao desmatamento e a poluição entre outros, os participantes do grito dos excluídos percorram as principais ruas da cidade.
Logo apos as reivindicações da população, teve inicio os desfiles que aconteceram na praça no centro da cidade com apresentação das escolas municipais, estaduais, particulares e filantrópicas do município
Nas apresentações das escolas foram mostrados muita dedicação, beleza e patriotismo, foi onde também a população aplaudiu as belíssimas coreografias e os hinos nacional estadual e do município.
Para José Carlos aluno da escola municipal do distrito de Apoti, o importante não só participar das comemorações do dia 7 de setembro. “é muito mais do que participar é ser aplaudido pela as pessoas, que às vezes nem lhe conhece, mais gosta de seu trabalho.” Afirmou Carlos


Fonte foto:assessoria do programa mundo infantil.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Dicas de saúde contra Influenza A - H1N1 que ninguém comenta..



Olá caros navegantes,




Tem-se falado muito acerca de procedimentos de saúde contra o vírus Influenza A - H1N1. Todas elas são válidas, afinal, são dicas de saúde. Mas, quem pega transporte público todo dia como eu, tem outras dicas.
1) Mesmo que você esteja com um amigo, EVITE falar ou abrir a boca em um lugar fechado como metrô ou ônibus. Por mais que a gente tente, ou os outros, sempre há uma vestígio de saliva circulando pelo ar. Assim, é mais prático ficar quietinho no seu canto do que ficar em blablablá... De qualquer forma, o nariz ainda tem algum tipo de proteção natural, já a boca não.


2) E esta dica é mais importante ainda. Sei que muita gente, inclusive eu, puxa o maior ronco no transporte público. EVITE ficar com a cabeça levantada. Por quê? É a lei da gravidade: se você está com a cabeça levantada, a mandíbula acaba caindo. Ou seja, a pessoa fica com a bocona aberta e TUDO pode entrar pela boca no seu no sono... Assim, o ideal é dormir com a cabeça para baixo.
3) Se você é daqueles que usa perfume, saiba que há pessoas que têm alergia. Ou seja, um pobre "desenfeliz" pode começar a tossir ou espirrar por sua causa. EVITE usar perfumes "berrantes" ou muito, para evitar constrangimentos. As pessoas têm olhado feio para quem espirra ou tosse. E muitas vezes, pode ser por este motivo. Sério? Sério.
São dicas bobas, mas que ninguém fala porque é tosco dizer isso assim na TV ou outros grandes veículos de massa. Mas, aqui não tem este negócio, não... Falo mesmo para as pessoas se atinarem. Passe estas dicas aos seus amigos e pessoas que pegam transporte público.
fonte:www.papodebudega.com

Queimaduras





Entre os acidentes com crianças, um dos mais devastadores é a queimadura que deixa milhares de crianças com seqüelas permanentes, cujo tratamento é, na maioria das vezes, dolorido e demorado. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2005, 373 crianças de até 14 anos morreram e 16.515 foram hospitalizadas vítimas de queimaduras.Uma tomada sem proteção, o cabo da panela virado para fora do fogão, materiais inflamáveis perto do fogo representam perigo. A maioria dos casos ocorre na cozinha, onde crianças brincam nos horários de preparo dos alimentos. Informação e educação são os elementos-chave para prevenir acidentes envolvendo queimaduras. Como proteger uma criança de uma queimadura
Manter as crianças longe da cozinha e do fogão, principalmente durante o preparo das refeições.
Cozinhar nas bocas de trás do fogão e sempre com os cabos das panelas virados para trás para evitar que as crianças alcancem e entornem os conteúdos sobre elas.
Evitar carregar as crianças no colo enquanto mexe panelas no fogão ou manipula líquidos muito quentes. Até um simples cafezinho pode provocar graves queimaduras na pele de um bebê.
Quando estiver tomando ou segurando líquidos quentes, fique longe das crianças.
Nada de toalhas de mesa compridas ou jogos americanos. As mãozinhas curiosas podem puxá-las, causando escaldadura ou queimadura de contato.
Banho do bebê: colocar a água fria primeiro e verificar a temperatura da banheira com o cotovelo ou dorso da mão.
Não deixe as crianças brincarem por perto quando você estiver passando roupa nem largue o ferro elétrico ligado sem vigilância. Cuidado com os fios dos outros eletrodomésticos. Se possível, mantenha-os no alto.
Fogos de artifícios devem ser manipulados por profissionais e NUNCA por crianças. Nas festas juninas não permita brincadeiras com balões ou de saltar fogueiraEletricidade
Verificar sempre o estado das instalações elétricas. Fios desencapados podem ser muito perigosos.
Evite ligar vários aparelhos eletrônicos em uma mesma tomada;
Substitua as fiações antigas e desencapadas e deixei-as sobre o tapete e não embaixo;
As tomadas devem estar protegidas por tampas apropriadas, esparadrapo, fita isolante ou mesmo cobertas por móveis.
Fios elétricos devem estar isolados e longe do alcance da mão das crianças.
Evitar usar benjamins ou extensões. Muitos aparelhos ligados na mesma tomada podem causar sobrecarga e curto circuito na fiação.
Só permitir que as crianças empinem pipas em campos abertos com boa visibilidade. Sem a presença de fios e postes de eletricidade. Orientar a não usar cerol, nem retirá-las caso o brinquedo se enrosque na rede.
Orientar sobre os perigos de entrar nas áreas das estações de distribuição ou nas de torres de transmissão.
Cuidados com eletrodomésticos em mau estado de conservação, a exemplo de ventiladores geladeiras que podem causar choque e curto-circuito. Se possível, fazer revisões ou troca e mantenha o hábito de usar chinelo de borracha.
Antes de consertos e reformas, desligue a chave geral. Utilize os serviços de um eletricista.
Desligar o chuveiro antes de mudar a chave verão/inverno.
Não coloque objetos metálicos (facas, garfos, etc.) dentro de equipamentos elétricos.
Considere a instalação de um dispositivo de proteção residual (DR), no quadro de distribuição de energia elétrica, que tem a função de cortar a vazão de corrente elétrica que causam choques.Inflamáveis
Não deixe fósforos, isqueiros e outras fontes de energia ao alcance das crianças;
Guarde todos os líquidos inflamáveis fora da casa e trancados longe do alcance das crianças;
Muito cuidado com álcool. Ele é responsável por um grande número de queimaduras graves em crianças. Guarde o produto longe do alcance delas. Não deixe que ele faça parte da brincadeira, principalmente quando já houver alguma fogueira ou chama por perto;
O mais seguro é substituir qualquer versão de álcool por outros produtos de limpeza doméstica.
Nunca jogue álcool engarrafado sobre chamas ou brasas ou o utilize-o para cozinhar. O álcool poderá explodir, provocando queimaduras graves ou até fatais.
Vela ou candeeiros acesos em móveis de madeira, perto de cortina, mosquiteiro ou colchões podem causar incêndio em poucos minutos.
Só acenda velas em recipientes fundos (como jarros de vidro) ou num prato fundo com água.
Apague velas e candeeiros quando sair de casa, mesmo que seja uma ida a casa da vizinha.
Deixe itens inflamáveis como roupas, móveis, jornais e revistas longe da lareira, do aquecedor e do radiador;
Tire todos os aquecedores portáteis do alcance das crianças;
Cheque os perigos de incêndio. Procure por fios desencapados ou materiais inflamáveis próximos à fonte de calor, como aquecedores de ambiente; Escapando de um Incêndio Um pequeno incêndio pode-se tornar fatal em questão de minutos. Para ajudar a evitar uma tragédia, inspecione minuciosamente sua casa para eliminar riscos em potencial. Prepare sua casa para uma emergência e ensine para sua família os perigos de um incêndio e como escapar dele.
Designe uma saída de emergência, desta forma todos os membros da família podem ser contados rapidamente;
O ideal é instalar detectores de fumaça em todos os andares de sua casa e em toda área de dormir. Os equipamentos devem ser testados mensalmente para comprovar seu bom funcionamento. Ensine a criança
Durante o incêndio, arrastar-se embaixo da fumaça evita intoxicação;
Muitas mortes são causadas pela fumaça e gases tóxicos;
Toque nas portas antes de abri-las. Se a porta estiver quente, use uma saída alternativa;
Nunca volte para um prédio em chamas. As crianças devem ser lembradas para não parar ou voltar por alguma razão, como um brinquedo ou para ligar para o número de emergência. A ligação para a emergência deve ser feita depois de deixar o edifício ou a casa;
"Pare, caia e role". Se pegar fogo nas roupas da criança pare, faça-a cair no chão e rolar de um lado para o outro rapidamente para extinguir as chamas.
Caso a casa tenha detectores de fumaça, as crianças devem conhecer o som do aparelho;Saiba mais
As crianças são mais vulneráveis à queimadura pelos seguintes características: pele mais fina que adultos e crianças mais velhas; sofrem queimaduras a temperaturas mais baixas e mais rápido que atinge maior profundidade e maior superfície do corpo; têm habilidade reduzida para escapar do perigo.
O fogo exerce uma atração quase mágica na infância. A "brincadeira" tende a começar no quarto, quando estão sozinhos com fósforos ou isqueiros, e se transformar em um incêndio de grande proporção;
As crianças que vivem em áreas rurais também correm risco de sofrer incêndios residenciais devido ao uso de candeeiro e fogão a lenha.