sábado, 30 de janeiro de 2010

O Mundo Infantil com oito dicas para ir tudo bem na volta às aulas


Volta às aulas é sempre um momento de ansiedade para as crianças. Para muitas delas, o retorno à rotina diária de acordar cedo, ter horários pré-estabelecidos e voltar ao ritmo normal das atividades é difícil.
Para você preparar as crianças (e se preparar também) nestes dias que antecedem a volta às aulas, confira essas dicas.
- Eles passaram as férias sem horário certo para acordar ou ir dormir. E agora, como fazer para levantarem cedo e bem dispostos? A psicóloga infantil Maria Lúcia Pinto recomenda que a rotina de horários volte a ser aplicada uma semana antes. “Na semana anterior à volta às aulas os pais devem se preocupar em readaptar as crianças aos horários de acordar e dormir que serão seguidos durante o ano inteiro”. Maria Lúcia explica que a readaptação deve ser feita aos poucos para não estressar nem deixar a criança ansiosa. Acordar seu filho um pouco mais cedo e dormir um pouco antes todos os dias vai ajudar na volta à rotina.
- Na hora de comprar o material escolar, leve a criança e deixe-a ajudar a escolher algumas coisas - sempre explicando seus limites financeiros.
- Ajude-a a preparar o local onde fará as lições de casa e, enquanto isso, converse com ela. Deixe a criança segura e mostre como é importante conhecer pessoas e assuntos novos. Enfatizar os aspectos positivos da escola é fundamental para que a criança queira freqüentar as aulas novamente.
- Crianças menores tendem a sofrer mais com a separação. Estimule a confiança do seu filho em diversos momentos durante o período que antecede a volta às aulas. Se marcar de fazer, faça. Se combinar de ir buscar em tal horário, vá. Se ele já está inseguro e sofrendo pela separação é necessário mostrar que você vai deixá-lo pela manhã, mas voltará para buscá-lo na hora combinada. Estimular a confiança é uma forma de reduzir este sofrimento.
- Limite o consumo de alimentos com cafeína, como chás e chocolates, durante a semana anterior à volta às aulas. Esse tipo de substância estimulante pode deixar as crianças mais ansiosas.
- Separe o uniforme e prepare o lanche no dia anterior para evitar surpresas e possíveis constrangimentos nos primeiros dias de aula.
- Saia de casa com antecedência para que seu filho não chegue atrasado nos primeiros dias de aula.
- Quando voltar para casa, pergunte como foi seu dia. Procure saber detalhes. Isto estimula a criança a voltar no dia seguinte.
Lembre-se sempre: A readaptação não é instantânea e requer paciência, tanto sua, como das crianças.
Publicado por Claudia Lins,30 de Janeiro de 2009