sábado, 18 de setembro de 2010

Todos unidos pelo o selo UNICEF em Glória do Goitá.


Foi neste clima de união, que se realizou o primeiro fórum comunitário do selo UNICEF na ultima quinta – feira dia (15) no município de Glória do Goitá na Zona da Mata Norte á 65 km de Recife.


O 1º fórum comunitário SELO UNICEF, com o tema (O mundo todo vai ver seu município com bons olhos), aconteceu na escola Dom Miguel de Lima Valverde tendo inicio ás 9 horas com o credenciamento, café da manhã e com a apresentação cultural do grupo Balé Afro Majê Molê de Recife.

Ana Verônica representante do UNICEF, Juíza Drª Wilka Pinto Vilela, promotor de Justiça Dr. Rivaldo Guedes, Prefeito Dr. Djalma Paes, padre João Ribeiro, pastores evangélicos, vereadores, conselheiros tutelares, secretários municipais, comissão pró – selo do município. Professores das redes municipal, estadual e particular, representantes de ONGs, sociedades civis e em especial adolescentes e crianças todos se uniram por uma única causa melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescente do município de Glória do Goitá.

Logo após o inicio das atividades foi apresentado o diagnóstico da situação das crianças e adolescentes do município e os desafios para o alcance dos objetivos de Impacto Social e de Gestão e políticas publicas do selo UNICEF, o publico participante foi divididos em 08 grupos de trabalhos para que o município melhore nas áreas de saúde, Educação, Cultura, Políticas Sociais e Cidadania.

Os temas de cada GTs foram diferentes 1º todas as crianças menores de dois anos bem nutridas, 2º toda criança e todo adolescente de 4 a 17 anos com acesso e garantia de permanência e aprendizagem na pré- escola, ensino fundamental e médio, 3º todas as meninas e meninos com seus direitos garantidos de forma igualitária, 4º todas as crianças de um ano sobrevivendo, 5º todas as famílias, especialmente as mulheres grávidas, com atenção básica de saúde, e as gestantes adolescentes com atenção especial, 6º todas as crianças e todos os adolescentes protegidos do HIV/AIDS, 7º todas as crianças todos os adolescentes vivendo em municípios com gestão adequada do lixo, 8º Conselhos municipais dos direitos da criança do adolescente participando da formulação de políticas publicas e Conselho Tutelares atendendo e encaminhado adequadamente casos de violência, abuso e exploração e o 9º todas as crianças e adolescentes crescendo sem violência e exploração e com direito a cidadania.

No final dos trabalhos foi à apresentação dos resultados dos grupos de trabalho pelos os relatores e o espaço aberto para o debate, o encerramento foi o resumo dos trabalhos, quais são os próximos passos a ser percorridos prazos para o plano de ação no município e o envio de relatórios para o UNICEF.


Fonte e Fotos: Márcio Santana.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Curiosidade e Muita Alegria que Alunos Visitaram o Alto do Moura.


Foi neste clima de alegria que cerca de mais 50 alunos integrantes do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) do Município de Glória do Goitá,que através do projeto conhecendo e aprendendo, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a cidade de Caruaru no agreste do estado e o alto do Moura pólo de artesanato naquele município, onde também tiveram o privilégio de acompanhar passo á posso a confecção das peças de barro,desde da aquisição da matéria prima (barro) até a comercialização dos produtos.

Diante de tantas curiosidades os alunos perguntaram quem foi o mestre Vitalino? Pra onde é feito tantos produtos e onde eles são vendidos? E entre outros. “O Artesão “Sebastião responde as perguntas dizendo” O mestre Vitalino em seu trabalho com barro conseguiu mudar a vida, não só de sua família, mais a vida de milhares de famílias desta região tão castigados com a seca” em outro momento seu Sebastião diz que os artesanatos são conhecidos e vendidos não só para Pernambuco mais também para todo Brasil, além dos turistas que vem de outros Países. Afirmou o artesão.

Durante toda a viagem os monitores do PETI, sempre preocupados com as crianças, não deixaram faltar água, bolos, biscoitos, frutas, cachorro-quente, além de muita alegria e carinho.
Fonte:Conselho Tutelar

Dia Independência é Comemorado em Glória do Goitá.


A comemoração dos 188 anos da independência do Brasil foi comemora no dia 07 de setembro em Glória do Goitá na zona da mata norte á 65 km de Recife e no Distrito de Apoti.

A população do distrito de Apoti se vestiu de verde e amarelo para as comemorações da Independência do Brasil, onde a população recebeu as autoridades do municipal tais:o gestor do municipal, secretários municipais, os vereadores, diretores e conselheiros tutelares para assistir os desfiles que ficaram por conta das escolas municipais da zona rural do município.

Já na cidade de Glória do Goitá a abertura das comemorações da independência ficou por conta dos organizadores do grito dos excluídos onde vários movimentos sociais e religiosos pediram paz, não ao aborto dignidade e respeitos as idosos, não ao desmatamento e a poluição entre outros e servidores da educação aproveitaram para chama atenção do governo do município, com relação aos baixos salários a falta de apoio por parte do governo com a categoria, os participantes do grito dos excluídos percorram as principais ruas da cidade.

Logo apos as reivindicações da população, teve inicio os desfiles que acontecerão na praça no centro da cidade com apresentação das escolas municipais, estaduais, particulares e filantrópicas do município,
Nas apresentações das escolas foram mostrados muita dedicação, beleza e patriotismo, foi onde também a população aplaudiu as belíssimas coreografias e os hinos nacional estadual e do municipal.

Para o estudante José Pedro aluno da escola municipal Santos Paes, o importante não só participar das comemorações do dia 7 de setembro. “é muito mais do que participar é ser aplaudido pela as pessoas, que às vezes nem lhe conhece, mais gosta de seu trabalho.” Afirmou Pedro.

Fonte e fotos:Márcio Santana

CEDCA/PE LANÇA A 5ª EDIÇÃO DO CONCURSO ARTE – LIVRE.


O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA/PE, realizada em 01 de julho de 2010, pela realização da 5ª EDIÇÃO DO CONCURSO ARTE-LIVRE, Tema: “Escola: espaço de exercício da cidadania”que tem como objetivo de ampliar a discussão sobre os direitos estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente, através da manifestação artística e cultural de crianças e adolescentes.
O Concurso selecionará 12 trabalhos produzidos por crianças e
adolescentes, que estejam matriculados no Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas Públicas (Municipais e Estaduais) e Privadas do Estado de Pernambuco, conforme o presente regulamento. O Concurso ARTE-LIVRE é uma promoção do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco - CEDCA/PE.
O Concurso ARTE-LIVRE traz como tema central “Escola: espaço de exercício da cidadania”, onde serão avaliados desenhos e produções escritas, crianças e adolescentes matriculados, do 1º ao 5º ano Ensino Fundamental poderão participar através da produção de um desenho ou de um texto conforme o tema proposto pelo Concurso; e os matriculados do 6ª ao 9ª ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio poderão participar através da elaboração de Textos sobre o tema do concurso.

Mobilização e produção dos trabalhos no período de agosto até outubro de 2010; dia 29 de outubro de 2010 (até às 17 horas) será o último dia para entrega dos trabalhos confeccionados pelas crianças e adolescentes, na sede do CEDCA/PE (na Rua Correia de Araújo, 93, Graças - Recife/PE, CEP 52.011-290);já no Dia 18 de novembro de 2010 – Avaliação dos trabalhos e resultado final do Concurso Arte-Livre; Dia 10 dezembro de 2010 - Premiação dos vencedores do Concurso Arte-Livre (Dia Internacional da Declaração dos Direitos Humanos).


Fonte:http://www.portaisgoverno.pe.gov.br/web/cedca/o-que-e-o-cedca/PE