sábado, 26 de março de 2011

O Que é Tuberculose?


A tuberculose é uma das doenças infecto-contagiosas que mais mata no Brasil.
A tuberculose é uma doença infecciosa causada por um microrganismo chamado “bacilo de Koch” (BK), conhecido também pelo seu nome científico de Mycobacterium tuberculosis.
Apesar de atingir principalmente os pulmões, pode ocorrer em outras partes do nosso corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
Muitas vezes, sem ter nos meios de comunicação o mesmo espaço que dengue e AIDS, a tuberculose atinge, sobretudo as classes menos favorecidas. Apontada por muitos como um "mal social", a sua proliferação está intimamente ligada às condições precárias de vida.

Causa da tuberculose

A tuberculose é causada por uma bactéria chamada “bacilo de Koch”. Esta bactéria espalha-se pelo ar quando é eliminada através da fala, tosse ou espirro de pessoas portadoras de tuberculose, e que não estão em tratamento.
Devido a esta forma de transmissão, a convivência com pessoas portadoras de tuberculose, especialmente em ambientes fechados, favorece a contaminação.
A tuberculose não é uma gripe ou pneumonia mal curada. Frio, beber algo gelado não causa tuberculose.
Mas algumas condições que reduzem as defesas do organismo podem aumentar a chance de infecção pelo bacilo da tuberculose, incluindo desnutrição, alcoolismo, tabagismo e doenças imunossupressoras, como a AIDS.


Sintomas da tuberculose


Os sintomas da tuberculose são insidiosos, ou seja, alguns pacientes não exibem nenhum indício da doença, outros apresentam sintomas aparentemente simples que são ignorados durante meses ou anos.
Os sintomas de tuberculose incluem:
• Tosse seca e contínua (geralmente no início do quadro).
• Tosse com catarro quando a doença evolui. Podendo surgir pus ou sangue no catarro.
• Febre baixa, geralmente no final da tarde.
• Suores noturnos.
• Perda de apetite.
• Fraqueza, cansaço e prostração.
• Perda de peso.
Em casos mais graves os sintomas da tuberculose evoluem para:
• Dificuldade para respirar.
• Dor no peito.
• Tosse com eliminação de sangue.
Diagnóstico da tuberculose
O diagnóstico da tuberculose é feito pelo médico com base na história, exame clínico e exames complementares, que podem incluir:
• Radiografia de tórax;
• Baciloscopia (exame que procura os bacilos da tuberculose no escarro).

Tratamento da tuberculose


Todo paciente com tuberculose pode ser curado, desde que siga as orientações do médico e faça o tratamento de forma regular.
Na maior parte dos casos são utilizados 03 antibióticos, tomados da seguinte maneira: duas cápsulas vermelhas que contém os remédios rifampicina e isoniazida e quatro comprimidos brancos que contém o medicamento pirazinamida.
O tempo necessário para o tratamento da tuberculose é, em geral, seis meses.
O tratamento da tuberculose está disponível gratuitamente nos postos de saúde.
Caso surjam efeitos colaterais não existentes antes do tratamento, o paciente deverá procurar o posto de saúde no qual está fazendo o tratamento para receber orientações dos profissionais de saúde responsáveis. Não há justificativa para parar o tratamento, a não ser por expressa orientação do médico.
Somente o médico pode avaliar se o doente está curado ou não. Muitas vezes, o paciente melhora após um mês de tratamento, mas isto não significa que a tuberculose esteja curada. Ainda assim, o tratamento só deverá ser interrompido por ordem médica.
Como prevenir a tuberculose
Para prevenir a tuberculose é necessário imunizar as crianças com a vacina BCG. Esta vacina é geralmente aplicada nos primeiros meses de vida.


Fonte: http://www.bancodesaude.com.br/tuberculose/tuberculose

quarta-feira, 23 de março de 2011

Cuide bem da Saúde Bucal de Seus Filhos.


1.Primeiros cuidados com a saúde bucal

A saúde bucal deve ser zelada desde a gestação, quando o bebê ainda se encontra em formação na barriga da mamãe.

A futura mamãe, assim que tomar conhecimento da sua gestação, deve consultar seu dentista a fim de avaliar as condições de saúde de sua cavidade bucal e dentes. Se ela precisar de tratamento odontológico poderá iniciá-lo após o terceiro mês de gravidez.

A futura mamãe deve também dar preferência a alimentos leves como legumes, frutas e carnes magras e evitar os doces para não prejudicar os seus dentes. O hábito de comer doces poderá ser "herdado" pela criança.

A amamentação é importante até o nascimento do primeiro dente de leite, normalmente por volta dos seis meses de idade. Além dos benefícios já conhecidos, a amamentação estimula o crescimento ósseo da face, a formação da arcada dentária e o correto posicionamento da língua.

Quando a mamãe não pode amamentar deve dar preferência os bicos ortodônticos para mamadeiras.

Evitar o uso de açúcar no leite e a mamadeira noturna, constituem medidas preventivas para que a criança não tenha cárie de mamadeira, que destrói quase todos os dentes em pequeno espaço de tempo.

A criança nessa fase é ainda muito pequena, sendo preferível prevenir do que ter de submetê-la a tratamentos odontológicos severos.

É necessário fazer escovação após todas as mamadas, principalmente à noite, para que o alimento não fique fermentando a noite toda.

Quanto à chupeta, se precisar usá-la, deve ser ortodôntica e usada no máximo até 3 anos de idade, quando a criança se encontra ainda na fase oral.

Se a criança chupar dedo a situação é mais delicada pois, além de deformação das arcadas, pode ocasionar má posição de língua, provocando problemas na fala e dificuldade para engolir. Se esse hábito persistir é conveniente procurar ajuda psicológica pois, normalmente, está relacionado à insegurança emocional. Às vezes torna-se necessário associar esse tratamento à um acompanhamento fonoaudiológico.

A idade ideal para a primeira visita ao dentista é por volta dos 3 anos, quando poderá ser feita a primeira aplicação de flúor gel e começará a se familiarizar com o consultório dentário.


2. Como prevenir a cárie e ter dentes saudáveis

Dê preferência a carnes, queijo, leite, cereais, frutas e verduras.

Evite alimentos que aumentam o risco de cárie (cariogênicos), carboidratos conhecidos como açúcares. Exemplos: refrigerantes, chicletes, balas, melado, pudins, mel, sorvetes, chocolates e outros. Se comer algum desses alimentos, procure escovar os dentes logo em seguida.

Evite dar comida para a criança na mesma colher que você ou outra pessoa esteja usando, evite beijá-la na boca pois estes procedimentos podem ser formas de contágio da cárie e outras doenças. A cárie é uma doença infecto-contagiosa e portanto transmissível.

Escove os dentes da criança desde o aparecimento do primeiro dente na arcada e após cada refeição.

Faça opção por escovas de cerdas macias, para não machucar a gengiva, e cabeça pequena para chegar em todos os lados dos dentes.

Troque as escovas no máximo de dois em dois meses, quando as cerdas já estão desgastadas.

Use sempre creme dental com flúor e menos abrasivos (com poucos grânulos), para não desgastar o esmalte dos dentes.

Visite seu dentista periodicamente (de seis meses a um ano), ele irá determinar o espaço de tempo necessário entre as consultas de revisão. Só o dentista é capaz de detectar lesões nos dentes e gengiva e avaliar as condições de sua saúde bucal. É importante nessa ocasião fazer limpeza dos dentes e aplicação de flúor gel.


3. Cárie e doença periodontal (gengival)

Tanto a cárie quanto a doença da gengiva têm início na formação da "placa bacteriana".

A placa bacteriana é proveniente da higiene oral deficiente, falta de uso de fio dental, escovação inadequada e com pouca freqüência. Os alimentos ingeridos vão formando uma camada mole e branca que se adere sobre a superfície dos dentes, essa camada contém muitas bactérias e é denominada "placa bacteriana". Essas bactérias são responsáveis pela manifestação de cárie e doenças gengivais.

A bactéria principal, responsável pela formação da cárie é o Estreptococos do grupo "mutans". As bactérias produzem ácidos à partir do contato com o açúcar que fica depositado sobre os dentes. Esses ácidos atacam a superfície do esmalte dentário provocando cavidades que chamamos de lesões cariosas ou cárie.

As doenças da gengiva aparecem quando a placa bacteriana não é removida através de higiene oral. Essa placa, com o passar do tempo, vai sendo calcificada através da saliva formando o "tártaro". O tártaro vai crescendo e se depositando no sulco entre a gengiva e os dentes, dando início a um processo inflamatório da gengiva, que começa a sangrar e doer. Se o tártaro não for removido, à médio prazo, passa também a comprometer o osso que envolve os dentes, podendo levar à mobilidade e até futura perda dos mesmos.

Portanto, para a manutenção da saúde bucal, é muito importante a visita periódica ao dentista, higiene oral eficiente, dieta com pouco açúcar, uso de creme dental e bochechos com flúor.


4. Importância do flúor

O fluoreto tem efeito preventivo de cárie não só em crianças, mas também nos adultos.

As lesões cariosas podem ser paralisadas pela aplicação tópica (local) de flúor.

Os fluoretos aumentam a tendência de remineralização de cáries iniciais.

Os fluoretos fortalecem o esmalte e dentina, reduzindo a solubilidade dos mesmos em meio ácido.

Os fluoretos diminuem a capacidade de adesão aos dentes pelos microrganismos.

Os fluoretos têm efeito antimicrobiano, reduzindo a capacidade da placa bacteriana para produzir ácido.


As bactérias existentes em cáries profundas e gengivas inflamadas podem formar focos infecciosos nas raízes dos dentes, que podem levar a formação de lesões locais ou penetram na circulação sangüínea criando focos em outros locais do corpo.

Foi feita uma descoberta pela "Associação Americana para o Progresso da Ciência", em 1998, que essas bactérias, quando caem na circulação sangüínea, podem levar à formação de coágulos, que são a principal origem de ataques cardíacos e derrames.

Fique "de olho" na sua saúde bucal, pois o benefício não é apenas bucal, é geral.


Fonte: Cirurgiã Dentista Níobe Carvalho

Criaram um fake seu no Orkut? Saiba o que você precisa fazer.



A baixa exigência de comprovação para criar perfis acabou facilitando o aparecimento de contas falsas, seja apenas por mera brincadeira de crianças, ou para intenções nada louváveis de pessoas mal-intencionadas. O motivo não importa: criar perfil falso é crime.


Se você constatou que criaram uma conta falsa no Orkut que se finge passar por você, a primeira coisa a fazer é entrar em contato com o suporte do serviço e pedir a remoção do perfil fake. Como o caso é bastante comum, o Orkut tem um formulário próprio só para esses casos.

É importante saber que somente quem teve a identidade roubada pode pedir a remoção do perfil falso. Não é possível pedir no lugar de um amigo ou de um parente. Além disso, não importa se você já tem ou não uma conta no Orkut. Para cada caso há um formulário diferent


Se você tiver um perfil no Orkut


Passo 1. Acesse o formulário de falsificação de identidade para usuários do Orkut;

Passo 2. Preencha cuidadosamente todos os campos obrigatórios marcados com um asterisco;

Passo 3. Preencha também os campos não obrigatórios para que facilite a identificação por parte da equipe do Orkut;

Passo 4. No campo “Mensagem”, explique com mais detalhes a situação, fornecendo informações pessoais, como documento de identidade, bem como dados sobre quando você e onde você identificou o perfil falso;

Passo 5. Concorde com os termos e clique em “Enviar”;

Passo 6. Na sequência você receberá um e-mail com confirmação. Se tudo estiver em ordem, a equipe do Orkut removerá o perfil falso. Se precisarem de mais informações, você receberá por e-mail a requisição.
Se você não tiver um perfil no Orkut

Passo 7. Acesse o formulário de denúncia de personificação no Orkut;

Passo 8. Preencha cuidadosamente todos os campos do formulário;

Passo 9. Anexe a imagem escaneada de algum documento seu que tenha foto, como identidade ou carteira de motorista;

Passo 10. No campo “Mensagem”, explique com mais detalhes a situação;

Passo 11. Concorde com os termos e clique em “Enviar”;

Passo 12. Você receberá um e-mail com confirmação na sequência. Se tudo estiver em ordem, a equipe do Orkut removerá o perfil falso. Se precisarem de mais informações, você receberá por e-mail a requisição.


Fonte:Gustavo Ribeiro

domingo, 20 de março de 2011

Dia 22 de Março Dia Mundial da Água.


O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.


Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

Declaração Universal dos Direitos da Água.
Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Feliz dia Internacional das Mulheres.


Não é surpresa o fato de minha devoção pela mais perfeita das mulheres. Em outras oportunidades já pude enaltecê-la e amá-la. Mas hoje, isto se torna mais necessário e se transforma num grito em minha alma.


Acordo para mais um dia que Deus me deu a graça de presentear. É um dia especial. É o dia internacional da mulher!
E como não Ter orgulho de pertencer a este contingente que teve com principal mestra a nossa Mãezinha do céu? Não, não o poderia. Olho para o espaço a minha volta e sinto-me plena de vida. Meu coração entoa um hino e ele sai como um louvor.


Mas não é apenas contemplativa esta minha admiração. Sinto-me unida a Nossa Senhora e quão grande não é minha vontade de segui-la!
Em momentos de tristeza, em que tudo se torna cinza e nada vejo além da nebulosidade de minhas lágrimas, recorro a ela. Mãe carinhosa e terna, nunca me deixou desanimar. Aponta-me a direção de Jesus e suas mãos são firmes. Deixo-me guiar e sinto no ar um quê de segurança e proteção. Não sofre por mim, sofre comigo. Ela, que já passou por todas suas dores, assume agora aquelas pertencentes a seus filhos.

Em momentos de alegria, em que tudo é sorriso e júbilo, como é bom olhar para o céu e no azul semelhante à seu manto, sentir-me aconchegada em seu calor de mãe. Partilho com ela minha felicidade e para mim, o céu se faz presente dentro de meu coração.


Na dúvida, em que não sei que caminho tomar, muitas vezes perscruto meus sentimentos, os pensamento vão brotando e sinto uma força que vem da energia do meu papel de mulher neste mundo. Sei que as condições são tão diferentes para cada uma. Mas, em cada coração feminino existe a força, a sensibilidade, a dedicação, o amor que só nossa alma feminina tem o privilégio de mais que possuir, nossa alma é um pouco de tudo isto. E esses sentimentos, a intuição que os alimenta vem do supremo sim da mulher que nos acalenta e sustenta o mundo com sua intercessão.


Meu coração materno não se cansa da amar esta mãe e pedir que esteja presente na vida de meus filhos. Peço-lhe que os envolva com sua delicada condução e possa ensiná-los a vencer a onda de violência e egoísmo com que constantemente somos atingidos. Peço-lhe ainda que os oriente a lutar em um caminho honrado e justo onde predomine a vontade de modificar o que certamente podemos reconhecer que não está no projeto de Deus.


Hoje peço ainda por todas as mulheres, mães ou não, que têm um papel a cumprir e que seguem, por vezes, ignorando qual seria o próximo passo. Que elas possam olhar para esta mulher que viu seu Filho pregado na Cruz, aceitou, e assim mesmo encheu o mundo com muito amor, deixando no seu caminho, mulheres que devem voltar para ela seus olhos e assumir, com sentimentos, os mais delicados, conduzindo este mesmo mundo, a uma realidade mais justa, mais solidária, mais fraterna.


Dirijo-me então às mulheres, me solidarizando e indicando a presença de Nossa Senhora, constante e certa, para seguirmos pelas batalhas que ainda haveremos de travar, retrocedendo quando necessário, na certeza que Jesus está nos abençoando pelo abraço de Maria.
A todas as mulheres as bênçãos desse Deus que até nisso pensou, deixou-nos o um exemplo de Sua Mãe.


Extraído do site da escritora Vania Moreira Diniz - www.vaniadiniz.pro.br

sexta-feira, 4 de março de 2011

Dicas de Saúde para o Carnaval



Vem aí alguns dias de Carnaval e você não deve esquecer as regras básicas para sobreviver a estes 4 dias de folia intensa. Para aguentar toda esta maratona é preciso tomar alguns cuidados essenciais a fim de assegurar a saúde e bem estar dos seus filhos. Veja a seguir algumas dicas úteis para garantir dias de muita alegria e bom divertimento à todos!

- As altas temperaturas favorecem a desidratação. Por isso, esteja atenta para que seu filho beba muita água. Além de hidratar ela lubrifica o organismo, transporta os nutrientes, elimina toxinas e repõe a energia.
- Não esqueça os repelentes contra insetos, atualmente já existem repelentes especiais para crianças, em tempos de Dengue a mamãe não pode descuidar.
- Atualmente existem uns berços desmontáveis para viagem, você pode comprar um para acomodar seu filho confortávelmente para onde for, não esqueça do famoso e tão indispensável ‘mosquiteiro’ que protege a criança dos insetos.
- Por causa do sol e do calor, ofereça às crianças alimentos leves e de fácil digestão e que ajudem na reposição de água e dos sais minerais perdidos na transpiração. Leve de casa, em uma mala térmica águas, sucos, chás gelados e alimentos naturais leves e fresquinhos.


- Se seu filho já é grandinho leve na viagem bolachinhas, biscotinhos e lanchinhos para qualquer eventualidade.
- Frutas são excelentes fontes de água, vitaminas e minerais, opte por frutas leves como laranja lima que são mais suaves, pêras, e maçãs.
- Vista as crianças com roupas leves e de cor claras, esteja atenta ao tipo de calçado, que deverá ser confortável para evitar bolhas e ferimentos nos pézinhos.
- Antes de sair de casa não esqueça do protetor solar mesmo que o dia esteja nublado e mesmo que a criança não vá ficar exposta ao sol. Há protetores específicos para crianças e agora também há protetores em spray o que facilita e muito a aplicação no corpo da criança.

- Banhos frios ou mornos na banheira com um pouco de aveia refrescam a pele do bebê.
- Não esqueça de levar na viagem todos os remédinhos que o seu filho utiliza já que nessas ocasiões nem sempre é fácil encontrar uma farmácia aberta ou alguma drograria disponível.
- Se seu filho utiliza fraldas leve quantidade suficiente para todos os dias de viagem para evitar surpresas inesperadas.


- Não esqueça de proteger a cabecinha com boné e chapéus.
- Se seu filho ou filha for brincar o carnaval evite fantasias cheia de camadas de tecido ou apertadas, opte por fantasias fresquinhas, leves e com pouco tecido; já que a criança irá pular, suar e poderá desidratar.
- Esteja atenta aos sinais que seu filho lhe dá, suor excessivo, palidez, vômitos, ou diarréia é sinal de desidratação. Evite deixa-lo muito tempo no salão a brincar no carnaval, opte por períodos curtos em razão do calor excessivo e do barulho que pode deixa-lo agitado em demasia.


Seguindo regrinhas básicas tudo corre bem e vocês terão dias de alegria e muita diversão!!!!