sábado, 30 de abril de 2011

Nove Maneiras de Ajudar as Crianças a Aprenderem a Ler.

A coisa mais simples e também a mais importante que os adultos podem fazer para ajudar as crianças na fase da Pré ou Alfabetização, a criarem o hábito de buscarem o conhecimento do qual elas irão precisar, para serem bem sucedidas na vida pessoal e profissional, é simplesmente ler alto para elas, começando com isto desde cedo.
A habilidade para ler e entender o que está escrito capacita as crianças a serem auto suficientes, a serem melhores estudantes, mais confiantes, levando-as desse modo às melhores oportunidades na vida profissional e a uma vida mais divertida, tranquila e agradável.

Veja a seguir, As Nove Pequenas Coisas que os Pais, Avós, Professores e outros parentes dispostos a ajudar, podem fazer para auxiliar as Crianças a aprenderem e a criar gosto pela leitura.


1. Leia em Voz Alta, para seu filho diariamente. Do nascimento até os seis meses, ele provávelmente não vai entender nada do que você está lendo, mas tudo bem assim mesmo.
A idéia é que ele fique familiarizado com o som de sua voz e se acostume a ver e a tocar em Livros.

2. Para começar, use Livros Ilustrados sem textos ou com bem poucas palavras. Aponte para as cores e figuras e diga seus nomes. Livros simples podem ensinar a criança coisas que mais tarde vão ajudá-la a aprender a ler.
Por exemplo, ela aprenderá sobre a estrutura da linguagem - que existem espaços entre as palavras e que a escrita vai da esquerda para a direita.


3. Conte Histórias. Encoraje sua criança a fazer perguntas e a falar sobre a história que acabou de ouvir. Pergunte-lhe se pode adivinhar o que vai acontecer em seguida conforme for contando a história, com os personagens ou coisas da trama. Aponte para as coisas no livro que ela possa associar com o seu dia a dia. "Veja este desenho de macaco. Você lembra do macaco que vimos no Circo?"

4. Procure por Programas de Leitura. Se você não for um bom leitor, programas voluntários ou governamentais, na sua comunidade ou cidade, voltados para o desenvolvimento da leitura, lhe darão a oportunidade de melhorar sua própria leitura ou então ler para seu filho. Amigos e parentes podem também ler para seu filho, e também pessoas voluntárias que na maioria dos centros comunitários ou outras instituições estão disponíveis e gostam de fazer isso.

5. Compre um Dicionário Infantil. Procure por um que tenha figuras ao lado das palavras. Então começe a desenvolver o hábito de brincando com a criança, provocá-la dizendo frases tais como: "Vamos descobrir o que isto significa?"

6. Faça com que Materiais de Escrever, tais como lápis, giz de cera, lápis coloridos, canetas, etc, estejam sempre disponíveis e a vista de todos.


7. Procure assistir programas Educativos na TV e Vídeo. Programas infantis onde a criança possa se divertir, aprender o alfabeto e os sons de cada letra.

8. Visite com frequencia uma Biblioteca. Começe fazendo visitas semanais à biblioteca ou livraria quando seu filho for ainda muito pequeno. Se possível cuide para que ele tenha seu próprio cartão de acesso e empréstimo de livros. Muitas bibliotecas permitem que crianças tenham seus próprios cartões personalizados com seu nome impresso, caso ela queira, exigindo apenas que um adulto seja o responsável e assine por ela.


9. Leia você mesmo. O que você faz serve de exemplo para o seu filho.


Fonte:
U.S. Department of Education/Helping Your Child Get Ready For School series
Tradução: Ester de Cartago, para o Site de Dicas.

Beba Poesia



A FUNDARPE com o apoio da Secretaria de Cultura de Pernambuco e Releitura - Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana , inaugura nesta sexta-feira a exposição "Beba Poesia". A mostra que será aberta as ao público às 19:00h no Espaço Parságada ficam em cartaz até o próximo dia 29 de maio.

A exposição apresenta poemas visuais desenvolvidos por alunos que frequentam as bibliotecas da rede, com o apoio dos mediadores de leitura e designers do projeto. "A ideia é mostrar como a poesia é algo essencial, como a água mesmo", revela Gabriel Santana, coordenador da rede. "Em uma era de consumismo, a provocação faz pensar. É isso que devemos fomentar: a poesia como uma forma de pensar o mundo", afirma Wellington de Melo, coordenador de Literatura da Secretaria de Cultura do Estado.

Infantil - Em outra ação apoiada pela Secretaria de Cultura, o Parque 13 de Maio receberá neste domingo (01 de maio), a partir das 10h30, uma performance poético-literária voltada para as crianças. Intitulada O melhor divertimento para crianças, a apresentação conta com a participação do ator Adriano Cabral e é inspirada no poema Balõezinhos de Manuel Bandeira.


Por Marcio Santana

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Qual o Significado da Semana Santa?



A Semana Santa é uma tradição religiosa que celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo.
A Semana Santa se inicia na quarta feira de Jesus Cristo em Jerusalém, que ocorre do domingo de ramos, e tem seu término com a ressurreição de Jesus Cristo, que ocorre no domingo de Páscoa.

Domingo de Ramos
O Domingo de Ramos abre solenemente a Semana Santa, com a da entrada de Jesus em Jerusalém. Jesus é recebido em Jerusalém como um rei, mas os mesmos que o receberam com festa o condenaram à morte. Jesus é recebido com ramos de palmeiras. O Domingo de Ramos é a festa litúrgica que celebra a entrada de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém. É também a abertura da Semana Santa. Nesse dia, são comuns procissões em que os fiéis levam consigo ramos de oliveira ou palmeira, o que originou o nome da celebração. Segundo os Evangelhos, Jesus foi para Jerusalém para celebrar a Páscoa Judaica com os(discípulos). Entrou na cidade como um Rei, mas sentado num jumentinho - o simbolo da humildade - e foi aclamado pela população como o Messias, o Rei de Israel. A multidão o aclamava: "Hosana ao Filho de Davi!" Isto aconteceu alguns dias antes da sua Paixão, Morte e Ressurreição. A Páscoa Cristã celebra então a Ressurreição de Jesus Cristo.

História A procissão do Domingo de Ramos surgiu depois que um grupo de cristãos da Etéria fez uma peregrinação a Jerusalém e, ao retornar, procedeu na sua região da mesma forma que havia feito nos lugares santos, lembrando os momentos da Semana Santa. O costume passou a ser utilizado gradualmente por outras igrejas e, ao final da Idade Média, foi incorporado aos ritos da Semana Santa.... O Rito A celebração do Domingo de Ramos começa em uma capela ou igreja afastada de onde será rezada a Missa.


Os ramos que os fiéis levam consigo são abençoados pelo sacerdote. Então, este proclama o Evangelho da entrada de Jesus em Jerusalém, e inicia-se a procissão com algumas orações próprias da festa, rumo à igreja principal ou matriz. Em algumas cidades históricas como: Ouro Preto, Pirenópolis, Resende Costa e São João Del Rei, esta procissão é acompanhada de Banda de Música. Durante a procissão, os fiéis entoam a antífona: "Hosana ao Filho de Davi! Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Rei de Israel, Hosana nas alturas!" Ao chegar onde será celebrada a missa solene, a festa muda de caráter, passando a celebrar a Paixão de Cristo. É narrado o Evangelho da Paixão, e segue a Liturgia Eucarística como de costume. O sentido da festa do Domingo de Ramos tratar tanto da entrada triunfal de Cristo em Jerusalém, e depois recordar sua Paixão, é que essas duas datas estão intrinsicamente unidas. A Igreja recorda que o mesmo Cristo que foi aclamado como Rei pela multidão no Domingo, é cruficidado sob o pedido da mesma multidão na Sexta. Assim, o Domingo de Ramos é um resumo dos acontecimentos da Semana Santa, e também sua solene abertura


Segunda-Feira Santa
é o segundo dia Onde o Nosso Jesus começa sua caminhada rumo ao calvário.. Rumo ao calvario

Terça-Feira Santa
É o terceiro dia da Semana Santa.Onde é celebrada, as sete dores de Nossa Senhora Virgem Maria.

Quarta-Feira Santa
É o quarto dia da Semana Santa. Encerra-se na Quarta-feira Santa o período quaresmal. Em algumas igrejas celebra-se neste dia a piedosa procissão do encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Ainda há igrejas que neste dia celebra o Ofício das Trevas, lembrando que o mundo já está em trevas devido à proximidade da Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.


Quinta-Feira da Ceia
É o quinto dia da Semana Santa. Neste dia é relembrada especialmente a Última Ceia. É também celebrada a Missa de Lava-pés, onde se relembra o gesto de humildade que Jesus realizou lavando os pés dos seus doze discípulos e comendo com eles a ceia derradeira. É neste momento que Judas Iscariotes sai correndo e vai entregar Jesus por trinta moedas de prata. É nesta noite em que Jesus é preso, interrogado e no amanhecer da Sexta-feira, açoitado e condenado. A igreja fica em vigília ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos começados por Jesus nesta noite. A igreja já se reveste de luto e tristeza desnudando os altares, quando é retirado todos os enfeites, toalhas, flores, velas, tudo para simbolizar que Jesus já está preso e consciente do que vai acontecer. Neste dia cobre-se todas as imagens existentes no templo pois a igreja se inluta pela vespera da morte


Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão
É quando a Igreja recorda a Morte do Salvador. É celebrada a Solene Ação Litúrgica, Paixão e Adoração da Cruz.A recordação da morte do Senhor consiste, resumidamente, na adoração de Cristo crucificado, precedida por uma liturgia da Palavra e seguida pela comunhão eucarística dos participantes. Presidida por um padre, presbítero ou bispo, paramentado como para a missa, de cor vermelha.


Sábado Santo
Também era chamado de Sábado de Aleluia, é o dia antes da Páscoa no calendário de feriados religiosos do Cristianismo.


Domingo de Páscoa
É o dia da ressurreição de Jesus, e as comemorações mais importantes do cristianismo, que celebra a vida, o amor e a misericórdia de Deus.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Semana_Santa

Quem Foi Tiradentes?




Vida deste importante personagem da História do Brasil, sua luta pela independência do Brasil,
o movimento da Inconfidência Mineira, morte de Tiradentes.

Tiradentes: líder da Inconfidência Mineira
Introdução
O nome do líder da Inconfidência Mineira era Joaquim José da Silva Xavier. Nasceu na Vila de São Jose Del Rei (atual cidade de Tiradentes, Minas Gerais) em 1746, porém foi criado na cidade de Vila Rica (atual Ouro Preto).

Biografia
Exerceu diversos trabalhos entre eles minerador e tropeiro. Tiradentes também foi alferes, fazendo parte do regimento militar dos Dragões de Minas Gerais.
Junto com vários integrantes da aristocracia mineira, entre eles poetas e advogados, começa a fazer parte do movimento dos inconfidentes mineiros, cujo objetivo principal era conquistar a Independência do Brasil. Tiradentes era um excelente comunicador e orador. Sua capacidade de organização e liderança fez com que fosse o escolhido para liderar a Inconfidência Mineira. Em 1789, após ser delatado por Joaquim Silvério dos Reis, o movimento foi descoberto e interrompido pelas tropas oficiais. Os inconfidentes foram julgados em 1792. Alguns filhos da aristocracia ganharam penas mais brandas como, por exemplo, o açoite em praça pública ou o degredo.
Tiradentes, com poucas influências econômicas e políticas, foi condenado a forca. Foi executado em 21 de abril de 1792. Partes do seu corpo foram expostas em postes na estrada que ligava o Rio de Janeiro a Minas Gerais. Sua casa foi queimada e seus bens confiscados.
Conclusão : Tiradentes pode ser considerado um herói nacional. Lutou pela independência do Brasil, num período em que nosso país sofria o domínio e a exploração de Portugal. O Brasil não tinha uma constituição, direitos de desenvolver indústrias em seu território e o povo sofria com os altos impostos cobrados pela metrópole. Nas regiões mineradoras, o quinto (imposto pago sobre o ouro) e a derrama causavam revolta na população. O movimento da Inconfidência Mineira, liderado por Tiradentes, pretendia transformar o Brasil numa república independente de Portugal.

Para saber mais:

livros e filmes
Filme :
Os Inconfidentes . Joaquim Pedro de Andrade. Brasil, 1972
Livros :
BENTES, Ivana. “ Independência ou Morte ”. Joaquim Pedro de Andrade: a revolução intimista. Rio de Janeiro : Relume-Dumará, 1996.
BERNADET, Jean-Claude. “O caso Tiradentes: notas ”. Piranha no mar de rosas . São Paulo: Nobel, 1982. RAMOS , Alcides Freire. “ A conjuntura política (1964-1972) e Os inconfidentes ”. Canibalismo dos fracos : cinema e história do Brasil. São Paulo: Edusp, 2002.

domingo, 17 de abril de 2011

Vereadores Aprovam Projeto da Casa de Acolhimento em Glória do Goitá


Os vereadores de Glória do Goitá município localizado na zona da mata norte de Pernambuco há 70 km de Recife, em seção na casa José Correia de Oliveira, câmara de vereadores do município. Os representantes do poder legislativo votam e aprovaram por unanimidade de voto na noite da ultima segunda-feira dia 11 de abril, o projeto de lei n°003/2011 de autoria do poder executivo onde o conteúdo do projeto é a criação, implantação e manutenção de uma casa institucional para acolher as crianças de zero aos 14 anos, a casa será um espaço cujo objetivo é assegura o direito à convivência em ambiente familiar e comunitário de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.


O projeto teve que passar por alguns ajustes entre eles foi a redução do prazo para o inicio do funcionamento da instituição que no projeto piloto enviado pelo poder executivo queria um prazo de 180 dias para inicia as atividades, os vereadores conseguiram reduzido este prazo para 120 dias, além dessa mudança, o projeto sofreu outras duas alterações uma de autoria do vereador Lívio Amorim, outra do vereador Valdeir Felix e do vereador Geraldo Vicente, durante a sessão esteve presente a juíza de direito da comarca de Glória do Goitá e Chã de Alegria Doutora Wilka Pinto Vilela além de representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, representantes do Conselho Tutelar, da secretaria de saúde e políticas sociais e populares.


A casa de acolhimento irá funcionar em uma casa localizada no campo da sementeira zona rural do município, o projeto terá o apoio da secretaria estadual de Justiça e da Prefeitura de Chã de Alegria município próximo a 10 km de Glória, a gestão da entidade ficará vinculada à Secretaria Municipal de Saúde e Políticas Sociais.


Para o Conselheiro tutelar Marcio Santana do município de Glória do Goitá esta casa chega em boa hora,pois esta casa é fruto de longas batalhas, é uma conquista para toda a população não só de Glória mais de toda uma região.Afirmou Santana


O cidadão Ivanildo José fala da importancia da casa para as familias Glorienses “Não que a casa irá resolver todos os casos de crianças e adolescentes em vulnerabilidade no município, mais irá proporcionar melhores dias para as crianças e adolescentes em situação de risco e seus familiares. afirmou José.


Ao final da seção os populares elogiaram a aprovação do projeto esperam que a casa comece a funcionar para satisfazer a necessidade da população, que há anos espera por esta casa.


Fonte:Marcio Santana

Estudantes de Chã de Alegria visitam Assembléia


Os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Presidente Costa e Silva, do município de Chã de Alegria, visitaram, nesta quinta (14 de abril), a Assembleia Legislativa. Dentro do Projeto Conhecendo a Assembleia de Perto, eles participaram de uma Aula de Cidadania, onde tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento da Casa.


O convite partiu do deputado Eriberto Medeiros, do PTC. Os professores Thays Albertina da Silva, Tarcísio Xavier e Márcia Helena receberam do presidente da Assembleia, deputado Guilherme Uchoa, do PDT, o livro Pernambuco Caminhos da Liberdade.


Eriberto Medeiros comentou que é importante trazer a sociedade para dentro da Casa Legislativa, principalmente dando informações sobre o funcionamento do Poder Legislativo e o processo de discussão e votação dos projetos de lei.

(Portal da Alepe).

sábado, 2 de abril de 2011

Campanha sensibiliza para doação de medula óssea a partir da próxima segunda-feira.


O Centro de Tecnologia e Geociências da UFPE (CTG) sediará, na próxima segunda (4) e terça-feira (5), a III Campanha de Captação de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).


A mobilização de sensibilização, que faz parte do programa de extensão “Salvando Vidas em Vida: seja um doador voluntário de medula óssea”, ocorrerá das 8h às 20h.


Esta é uma iniciativa do Departamento de Medicina Social do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade, em parceria com a Central de Transplantes de Pernambuco e a Associação Amigos do Transplante de Medula Óssea (ATMO). Mais informações pelo 2126-8550.


Fonte:avozdavitoria