sexta-feira, 10 de junho de 2011

Trabalho infantil será erradicado no Brasil antes de 2015

Apesar de alguns estados, como a Bahia, o Piauí e o Maranhão ainda apresentarem um número alto de crianças no trabalho - a cada 100 crianças cerca de 17 trabalham, segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) -, o diretor do Departamento de Fiscalização do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Leonardo Soares de Oliveira, prevê que antes de 2015 o trabalho infantil será erradicado no país.

“Se considerarmos o número de crianças e adolescentes encontrados em situação de relação de emprego pela auditoria trabalhista, notamos que o número vem caindo, em consonância com o que os números da Pnad/IBGE demonstram”, disse. "A erradicação deve acontecer antes de 2015. Não é por acaso que o nosso país foi escolhido, de forma unânime, como a sede da 3ª Conferência Mundial sobre o Trabalho Infantil, a ser realizada em 2013”, completou.

Para ajudar no combate à exploração infantil, de acordo com o MTE, os auditores fiscais do trabalho fazem ações de inspeção constantemente. Quando um auditor fiscal visita um estabelecimento e detecta a presença de crianças e adolescentes com idades entre 5 anos e 14 anos, preenche uma ficha com dados da criança, notificando o empregador para afastá-lo do trabalho ilegal. Além disso, elabora relatório à chefia de fiscalização, com cópias dos autos de infração lavrados e dos termos emitidos, para remessa aos órgãos de proteção à criança e ao adolescente.

“Muito mais significativo do que o número de afastamentos é o número de ações fiscais, que vem crescendo a cada ano, mostrando que a fiscalização está se mantendo vigilante, fazendo também um trabalho de prevenção", disse Oliveira.

O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, em 12 de junho, será comemorado, no Brasil, com atividades em vários estados. Em Minas Gerais, elas serão organizadas pelo Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção aos Adolescentes (Fectipa-MG), com o apoio de organizações cristãs. Serão realizadas atividades lúdicas, culturais e seminários.
Fonte: Agência Brasil

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Em junho, animais 'alados e aliados' da mata são atrações no Zoo.

Aves, morcegos e abelhas, animais de fundamental importância na preservação das matas, serão destaque no Parque Estadual Dois Irmãos nesta primeira semana de junho, dentro da programação do Mês do Meio Ambiente, organizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas-PE), com o tema Todos pela Sustentabilidade de Todos. Marcando as comemorações de 2011 como o Ano Internacional das Florestas, alguns eventos realizados no zoológico prometem momentos especiais para os públicos de todas as idades.

o caso da oficina "Observando Aves de Vida Livre", que acontece nos dias 3 e 4, quando os amantes da natureza poderão apreciar ao vivo e a cores as mais diversas espécies que habitam a Mata Atlântica do Parque. Conduzidos pelo instrutor, Maurício Periquito, do Grupo Observadores de Aves de Pernambuco, participantes vão percorrer recantos do zoo, nas bordas da floresta, para aprender a observar, ouvir e identificar os diversos tipos de pássaros e outras aves que deverão serão vistas durante o passeio.

É Menos apreciados, mas não menos fascinantes, os morcegos também terão vez, em palestra no dia 4, no auditório do zoo, às 10h. Henrique Campos de Moura, que cursa Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFPE e vem se especializando no comportamento desses mamíferos alados, vai falar sobre "Tudo o que você gostaria de saber sobre os morcegos". Com recursos audiovisuais, entre eles sons emitidos por morcegos, ele vai esclarecer sobre o comportamento dos animais e saúde pública. "Vamos mostrar que nem todo morcego se alimenta de sangue, e os que só comem frutos e flores são ótimos dispersores de sementes em grandes áreas florestais", adianta.

Outro grande serviço ambiental realizado por animais em benefício das florestas é a polinização. Aqui entram as abelhas, tema da exposição da Associação Pernambucana de Apicultores e Meliponicultores (Apime) em área externa do Zoo, no sábado e domingo (4 e 5). Mas não qualquer abelha, apenas as conhecidas como "abelhas nativas sem-ferrão". "O visitante vai observar uma colméia por dentro e como estes animais se organizam e armazenam o mel", diz Alexandre Moura, presidente da Apime. A exposição estará montada no Meliponário do Parque Dois Irmãos, com a presença de monitores para atender o público.

ARTESANATO, TRILHA E TEATRO - E para quem curte artesanato, passeios na natureza e teatro infantil, a pauta também terá trilhas pela mata de Dois Irmãos, um esquete com personagens divertidos que darão lições de conscientização ecológica, e ainda uma feira de produtos reciclados, que acontece neste fim de semana (4 e 5), com exposição e venda de artigos produzidos em PET, papel-jornal e outros materiais.
Trilha Ecológica "Caminho do Prata" terá saídas de grupos em vários horários neste sábado (04/04) e no dia 17/06 (sexta-feira), para contemplar um dos mais belos recantos históricos da Mata Atlântica de Pernambuco. Para participar, basta levar 1 kg de alimento não-perecível (ou roupas, calçados e brinquedos), que serão doados a uma instituição filantrópica.

Finalmente, o esquete da peça "Árvores! E eu com isso?", promovida pela CPRH, vai apresentar, no dia 18,, as aventuras de Dona Árvore, Pedrinho e o impagável Formigão, que prometem muitas risadas e reflexões sobre a importância das florestas. Com texto de Francicleide Palhano, jornalista da CPRH, e elenco do grupo Pé de Arte Produções, a encenação será em área livre do zoo (se chover será no auditório).

por Márcio Santana