quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Conselho Tutelar Poder Judiciário e Comunidade discutem audiência publica em defesa das crianças de Glória do Goitá.


Pela primeira vez na historia do município de Glória do Goitá, distante a 66 quilômetros do Recife, o Poder Público e Sociedade Civil se unem em defesa das crianças e adolescentes em preservação a vida. Na tarde da ultima terça-feira (08), o Ginásio Fábio Barbosa de Carvalho no centro da cidade foi palco da 1ª Audiência Pública em Defesa dos direitos da Criança e do Adolescente do município.
De acordo com a juíza da comarca Wilka Pinto Vilela, responsável pela audiência são diversos casos de violação dos direitos das crianças e adolescentes. A magistrada iniciou a audiência explanando sobre a importância daquele momento, afirmando que o grande intuito era procurar soluções para as principais demandas que chegam a seu conhecimento nos municípios de Glória do Goitá e Chã de Alegria. “Estamos vivendo uma experiência positiva no município de Chã de Alegria onde já possui um Ajustamento de Conduta e a violência diminuiu.”, comemorou Wilka. A juíza da infância e do adolescente apresentou um menor que foi abandonado pela família e atualmente estava tendo que pedir teto a uma conselheira tutelar. Dra Wilka falou da dificuldade de se trabalhar principalmente pelo fato do município não possuir uma casa para abrigar os jovens. Tendo que enviar para outros municípios que muitas vezes recusam.
O prefeito do Município Djalma Paes (PSB) garantiu inicialmente alugar um imóvel para receber as crianças e adolescentes abandonados e que apesar das dificuldades de contratação iria buscar um meio para que em conjunto a Chã de Alegria facilitar o funcionamento da casa.
A delegada de polícia civil Bruna Falcão explicou a respeito da dificuldade que tem no município para a elucidação dos crimes. “A população muitas vezes tem medo de denunciar, além disso, tento freqüentemente conscientizar os donos de restaurantes e bares a não vender bebidas alcoólicas a menores.”, Pontuou Falcão.
Durante o encontro as cerca de 500 pessoas entre autoridades, estudantes, donas de casas, agricultores, professores, comerciantes e empresários abordaram os temas discutidos no encontro como álcool, drogas, exploração sexual entre outras situações. Por fim, foram abertos os microfones para a sociedade que ajudou a fomentar um Ajuste de Conduta para o município, determinando que os blocos do carnaval fora de época sairão a partir do próximo ano apenas em um final de semana, sobre horário, ficou acertado que os bares e restaurantes poderão funcionar até às 23h de segunda a sexta-feira e quando houver festas até às 1h da madrugada.
Já às 22 horas crianças e adolescentes não podem mais permanecer nas ruas assim como os sons em bares, similares e os proprietários de carros não podem mais ultrapassar este horário com som ligado no município.
Marcou presença na audiência o prefeito Djalma Paes, os noves vereadores, secretários, o delegado regional Dr. Ricardo Cysneiros, a delegada Bruna Falcão, Petrônio Luiz, comandante do 21° BPM, o padre João Ribeiro, Dra. Raquel Araújo (funase) Dagmar Holanda, presidente do COMDICA-GG, além da representante do MP, local. A 1ª audiência foi promovida pelo conselho Tutelar e Poder Judiciário, através da juíza Wilka Pinto Vilela.
Uma outra reunião ficou marcada para o dia 15 de outubro desta vez só com as autoridades para detalhar melhor a implantação da portaria.


Reportagem: Helder Sóstenes e Gilmar Santos
Fotos Helder Sóstenes

Um comentário: