sábado, 6 de fevereiro de 2010

O Programa Mundo Infantil dá dicas para um carnaval mais seguro com a criançada

Acidentes representam a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil
Vem aí o Carnaval! O período é de agitação, mas exige cuidados especiais para evitar acidentes com a criançada. Nesta época do ano, os pequenos podem estar mais expostos a alguns perigos, como acidentes de trânsito e afogamentos.
Os acidentes de trânsito, afogamentos, sufocações, queimaduras, quedas, intoxicações e outros representam a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. Em 2007, dados mais atuais do Ministério da Saúde, 5.234 crianças morreram e 136.329 foram hospitalizadas vítimas de acidentes.
O trânsito é responsável pela maior parte das mortes de crianças por acidentes, representando 40% (ou 2.134) do total de 5.234. Por este motivo, alguns cuidados são essenciais. Se a família vai aproveitar o feriado para pegar estrada, deve adotar uma medida importante ao transportar a criança no veículo: o uso de equipamento adequado - como o bebê conforto, a cadeirinha ou assento de elevação. Nos feriados, o fluxo de veículos fica mais intenso, aumentando os riscos de acidentes.
O atropelamento também é um risco que merece atenção nesta época do ano devido às festas de rua. Entre os acidentes de trânsito, o atropelamento é a principal causa de morte de crianças até 14 anos - representaram 44% do total de 2.134. No meio da descontração e do aglomerado de pessoas, a criança pode se afastar sem que os adultos percebam, dirigindo-se para ruas com tráfego normal de automóveis.
O banho de mar ou de piscina também costuma ser uma opção para o feriado já que o Carnaval vem sempre acompanhado de altas temperaturas. Os afogamentos representam a segunda maior causa de morte, entre os acidentes, de crianças até 14 anos. Por este motivo, adultos devem dobrar a supervisão na hora da brincadeira na praia e na piscina. As crianças devem utilizar colete salva-vidas.
Fonte: www.criancasegura.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário