sábado, 27 de fevereiro de 2010

TENHA MAIS CUIDADOS COM SUA ALIMENTAÇÃO E DE SEUS FILHOS.


É necessário criar um hábito de vida mais saudável. Por isso, adaptar um novo estilo de vida ajuda a diminuir o risco do aparecimento de determinadas doenças, como a obesidade, as doenças cardiovasculares, a hipertensão, a diabetes, alguns tipos de câncer e tantas outras. E ainda, uma alimentação saudável dá saúde e aumenta a esperança média de vida.
São importantes seguida algumas recomendações que devem ser postas em prática.


1- Preste mais atenção ao hábito de comer.

Demore pelo menos e no mínimo 15 minutos para fazer as grandes refeições, como o pequeno-almoço, o almoço e o jantar, mastigando e saboreando calmamente os alimentos.


2- Coma sempre à mesa, nem que seja um simples lanche.

Evite estar a petiscar enquanto prepara as refeições ou os lanches.


3- De acordo com a sua disponibilidade, estabeleça horários para fazer as refeições, não salte nenhuma delas e muito menos coma nos intervalos das mesmas.


4- Faça no mínimo 6 refeições por dia (pequeno-almoço, meio da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia), mas sem exagerar nas quantidades a consumir.

Os meios da manhã e os lanches da tarde devem ser pequenas refeições, por isso, podem ser constituídos por um copo de leite ou um iogurte desnatado ou uma fruta fresca acompanhados por uma fatia de pão com pouca manteiga, ou algumas tostas, ou bolachas de água e sal, integrais ou Maria.


5- Não saia de casa sem tomar um bom pequeno-almoço.


6- Não fique mais que 4 horas - no máximo - sem se alimentar.


7- Evite comer enquanto está a ler, a ver televisão ou a trabalhar.


8- Repouse os talheres sobre o prato da refeição entre uma garfada e outra.

E mastigue muito bem os alimentos até transformá-los em papa. Uma mastigação adequada é um passo importante na manutenção do peso corporal.


9- Evite comer sozinho e em lugares muito barulhentos.


10- Não coma "qualquer coisa" e em qualquer horário só porque outras pessoas estão a comer ou porque lhe ofereceram comida.


11- Reflita, identifique e escreva numa folha quais são os fatores que o fazem comer em excesso e petiscar entre as refeições.


12- Procure pesar-se, pelo menos, uma vez por semana e anote ou memorize o resultado. Se possível, elabore no computador um gráfico do peso.


13- Marque uma consulta com um nutricionista, para que este profissional prescreva um plano alimentar estruturado e individualizado, e siga-o corretamente para melhorar o seu padrão alimentar, seja para uma redução, uma manutenção ou um aumento do peso.


14- Só vá às compras depois de ter comido.


15- Antes de ir ao supermercado, elabore uma lista de compras do que precisa para a semana e não compre nada mais.


16- Nos supermercados, não fique a passear nos corredores dos doces, das bolachas e dos aperitivos.


17- Crie o hábito de ler e conhecer os rótulos dos alimentos.

Verifique as calorias por porção e as quantidades de nutrientes que o produto tem.

Evite comprar alimentos muito calóricos e que tenham muita gordura saturada e colesterol.


18- Tenha sempre em casa frutas e vegetais frescos, legumes para cozer, carnes magras (como as aves, o coelho e as partes magras da carne de vaca e de porco), e leite e os derivados desnatados.


19- Não caia no erro de servir as refeições em travessas.


Fonte: Dr. Alexandre Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário