terça-feira, 22 de setembro de 2009

III Jornada Nacional do Jovem Rural em Glória do Goitá/PE


Começou amanhã (22) em Glória do Goitá, zona rural de Pernambuco, a III Jornada Nacional do Jovem Rural. O evento vai até o próximo dia 25 e reunirá cerca de 800 jovens vindos de todas as regiões do Brasil, no "Campo da Sementeira", uma das sedes do Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta). O tema deste ano é "Trabalho e Sustentabilidade do campo".
A Jornada do Jovem Rural surgiu em 2005 e acontece a cada dois anos. Essa é a primeira vez que o encontro será em área essencialmente rural. As edições anteriores aconteceram em 2005 e 2007, em Gramado (RS) e Brasília (DF), respectivamente. O evento é uma realização da Rede de Fortalecimento Institucional do Jovem Rural (RFIJR).
O objetivo é favorecer a integração dos projetos de educação do campo que visam o desenvolvimento sustentável das áreas rurais. Segundo Luiz André Soares, gerente do Instituto Souza Cruz e membro da organização do evento, embora existam diversos programas no país voltados à juventude rural, ainda é necessário estimular a troca de aprendizado e metodologia. "Esse evento é importante porque rompe barreiras entre instituições e projetos", explica. "Outra coisa é pensar em alianças interestaduais", completa ele.
A maior novidade desta edição é a Feira com produtos típicos da agricultura familiar de cada região que tem por objetivo ser um espaço de troca de experiência, de produtos e realização de negócios. Os produtos, explica Luiz, podem ser desde produção da agricultura até peças de vestuário, cd’s, etc.
Além da feira também terá mais uma ‘Jornada Cultural’, que acontece em paralelo ao encontro. A seção cultural é animada pelos próprios jovens que apresentam a cultura de suas regiões, revelando cenário de diversidade étnica e cultural. "O jovem quer lazer e cultura. Ele não é apenas agricultor como muitos vêem", declara Luiz.
Durante os dias da Jornada serão realizadas visitas aos empreendimentos juvenis na agricultura familiar em toda a Bacia do Goitá. Os jovens poderão também participar de cursos e oficinas especializadas na agricultura, como: arranjos produtivos, beneficiamento de frutas, crédito fundiário, fontes renováveis de energia, agricultura orgânica, agroturismo, entre outros.
Serviço:III Jornada do Jovem Rural:Tema: "Trabalho e Sustentabilidade do Campo"Data: 22 a 26 de setembroLocal: Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta) - Campo da Sementeira, KM 14, PE 50- S/N, Zona Rural -Glória de Goitá.

Informações: www.jovemrural.com.br/novo.
Fonte: http://www.adital.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário